Acontece uma coisa curiosa no que diz respeito à busca por revisores. Normalmente, as pessoas que melhor escrevem são as mais conscientes da necessidade de haver uma segunda leitura, de preferência profissional. Por outro lado, sujeitos com textos mais frágeis tendem a considerar este um investimento secundário, dispensável ou muito caro (sobre o que escreverei em outra oportunidade).
Tá, mas por que revisar?
Quando escrevemos algo, temos um objetivo a ser alcançado. Podemos querer passar uma mensagem, contar uma história, suscitar uma emoção, informar sobre algo que aconteceu... Porém, ao sentarmos e escrevermos, muitas vezes nosso objetivo é ofuscado por outras ideias que nos atravessam, por dificuldades no uso do idioma, pelo esquecimento de uma palavra ou pelo mal uso de outra, enfim, são inúmeros os desafios que se interpõem entre o nosso objetivo e o texto que dedilhamos.
Um exemplo: escrevi uma versão preliminar desse post e mostrei-o a um amigo. Ele odiou, disse que eu estava meramente extravasando uma frustração profissional, e estava certo! Assim acontece em incontáveis situações: estamos perto demais para enxergar nossas próprias influências, os vícios e as fraquezas daquilo que produzimos. Como muitas vezes não temos horas, semanas ou meses para nos distanciarmos do que escrevemos, é cabível incluir uma segunda pessoa, um outro olhar.
Serve qualquer amigo? Sim, na mesma medida em que serve qualquer amigo no lugar de um psicólogo. Ele certamente será útil, poderá apontar questões aqui e ali e tudo terminará com um certo ar de satisfação. Contudo, ao contrário de um profissional, seja psicólogo ou revisor, o amigo qualquer não é treinado em procurar erros, em localizar características da psique ou do texto que possam necessitar de um cuidado maior, ou que poderiam ser trabalhados de outras maneiras. Enquanto espera-se de um amigo que contribua com a melhor das intenções, o profissional acumula experiência em colocar um texto mais próximo de seu objetivo.
Uma revisão – de textos ou de si – não é obrigatória. Para muitas pessoas, também não é necessária. Contudo, é um investimento que nos ajuda a chegar mais perto daquilo que buscamos, seja para nossos leitores, seja para nós mesmos.
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