Por que você faz o que faz? Entre as coisas que eu faço está ser professor, e escolhi isso para mudar vidas. É, simples assim, mas também complexo que dói. Hoje de manhã, lendo o Cem Homens, fui lembrado do quanto é importante pensar sobre o que sentimos e vivemos. Reavaliar nossos objetivos, os caminhos que temos tomado para chegar até eles.
Até a formatura do mestrado, eu sempre tive objetivos mais ou menos claros. Em alguns momentos, turbulência. Depois da graduação? Desespero. Aos poucos tudo se ajeitava de novo e eu retomava o rumo. Depois do mestrado, porém, desisti dos meus planos acadêmicos imediatos e me lancei à aventura de dar aulas. O objetivo? Já disse, mudar vidas. Tá, mas mudar vidas... como? E ainda mais importante: a minha vida não precisa mais mudar?
Minha vida está ótima do jeito que está. Entretanto, eu sei que posso mais e quero mais. Hoje assisti à fala de um professor que tem uma longa carreira de vida profissional na área da comunicação. Eu fiquei inspirado. É isso que quero pra mim: eu quero inspirar. E eu quero fazer isso através das palavras: lecionando e, principalmente, escrevendo.
Objetivo para 2013: escrever mais, ler mais, afetar e ser afetado mais.
Um comentário:
Oi Tales,
vi um comentário seu lá no blog da Lola (eu leio sempre, comento às vezes, leio os comentários relevantes sempre que posso) e resolvi vir conhecer seu blog. Me identifiquei tanto, tanto com este post... Eu tô assim, no momento. Depois do Mestrado, tb decidi dar um tempo da vida acadêmica, e foi a melhor coisa que eu fiz, pq eu pude finalmente compreender o que eu quero fazer POR MIM, e não pra seguir o fluxo da maré. E o que eu quero mesmo é lecionar, exatamente, como você diz, para mudar vidas. É como eu acho que posso contribuir para o mundo, e é o que amo fazer. Mas não é o que faço ainda, por não ter conseguido emprego na área. Quero mto, procuro, mas parece uma área tão dificil de entrar... (pelo menos na minha área - Ciências Biológicas - e na minha cidade - BH). Ainda assim, sonho com o momento em que eu vou "tentar" inspirar, como tantas vezes fui inspirada por meus professores.
Boa sorte na busca, espero que vc consiga alcançar seus objetivos.
Postar um comentário