quinta-feira, março 15, 2007

Mundo real

Hoje tive minha primeira aula de Redação Jornalística III. A impressão geral foi boa, teremos uma boa quantidade de textos opinativos para produzir, uma variedade interessante de estilos e de tempos entre as escritas. A professora me agradou, pelo menos na primeira impressão.
infelizmente, a cadeira tem seus problemas. E começa pelo fato de termos uma crônica pra fazer semana que vem e, tirando nossos próprios esforços, nenhuma orientação da professora. Certo, nada de coleginho, mas um "crônica é isso" ajudaria. O problema não foi a falta de tempo, também, pelo contrário, foi o excesso. Tivemos uma aula de 1h, quando o normal seria 3h20 para cadeiras de quatro créditos. Ponto para quem queria tirar a quinta de folga. Não o meu caso, de qualquer forma.
o tempo livre, contudo, me foi útil. Tive tempo de tirar as cópias das leituras de quarta que vem (psicologia) e para conversar sobre mais uma possibilidade de estágio. Sim, estou numa busca desenfreada por qualquer experiência jornalística ou parecida.

Hoje fiz pela primeira vez uma rádio-escuta. Foi absolutamente divertido meu teste de 'aptidão' para ser estagiário no Palácio do Piratini. Tirando o trabalho que tive para chegar até lá e, principalmente, para achar a sala onde deveria ser entrevistado quando lá dentro, a experiência foi extramamente valiosa.
já cheguei lá sabendo que meu horário livre - das 12h às 20h30 - não era bom: eles procuram pessoas para o turno da manhã. A moça que primeiro me atendeu falou sobre trabalhar de madrugada, algo entre 2h e 8h, ou 3h e 9h. Loucura, mas pela bolsa da FDRH e um bocado de experiência, não duvido que eu aceitasse.
então. Conversei com algumas pessoas interessantes. A mulher que coordenava o setor de rádio, ou que agia como secretária, ou qualquer coisa do gênero, a Siva, foi muito simpática. Divertida, inteligente e atenciosa. Por sinal, todos naquele palácio me trataram muito bem. Será porque é um palácio?
o mais engraçado é que ela, e as pessoas na sala onde fiz a rádio-escuta-teste, todos tinham um espírito jornalístico muito forte. Ela falava com paixão, como poucas vezes se vê pelo mundo. "Para trabalhar aqui", disse ela em certo momento, "é necessário gostar de rádio, ver uma notícia e ligar pra avisar, tem que ter esse espírito jornalístico, essa vontade tem que estar no sangue". Engraçado, eu sempre achei isso bobagem. Até hoje. Fui tocado. Será o começo de um novo jornalista 'de verdade'?
saí de lá cerca de duas horas depois de ter chegado, com a certeza de que não seria contratado para a vaga que queria, mas com o elogio da Siva marcando meu ego. Ela disse, talvez apenas diplomaticamente (mas eu mato quem estragar meu sonho), que meu texto era bom e que eu era capaz de assimilar o que havia acabado de transcrever, noção muito importante naquele serviço. Mesmo tendo apanhado pro rádio - e apertado o foward ao invés do rewind -, saí feliz.

Assim eu volto à busca de estágio. Não deu certo no Piratini, e devo confessar que era o estágio que eu mais queria de todos que apareceram até agora. Nem o da Ajuris, que paga melhor, era mais fácil de chegar e tem um trabalho mais "assessoria" (que tem sido até hoje minha pretensão, talvez recém-alterada) me chamou tanto quando aquele ambiente corrido, com rádio ligado, tv gravando entrevista no mudo e pessoas falando o tempo inteiro.
amanhã de manhã irei novamente à Academia de Polícia. O estágio lá, que paga exatamente a mesma coisa que o no Piratini, tem tudo para realmente acontecer e eu ser contratado. Depois de algumas tentativas frustradas, eu estou mais é desejando que tudo aconteça direitinho e eu logo tenha que escolher entre ficar num estágio ou ir para outro diferente.


xxxxx

Engraçado, escrevi bastante. Fazia tempo que não tinha tanta vontade de escrever e, pior ainda, que não escrevia sobre o meu dia com tanta gana. O blog começou essencialmente como um espaço de reflexões, mas descrever os meus dias tem sido mais apetitoso do que revelar os meus pensamentos.
é a vida.
e a raposa ^^

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...