segunda-feira, janeiro 28, 2013

Santa Maria, ou aquilo que acontece onde não vemos

Uma das coisas mais impressionantes que a vida nos mostra é que coisas absurdamente impactantes podem acontecer em um lugar e ninguém fora dele ficar sabendo. Pode ser um fofo pedido de casamento ensaiado e planejado. Uma Parada do Orgulho Gay. Um tiro. Um sol se pondo em uma cidade litorânea. Uma boate pegando fogo por negligência de cuidados básicos de segurança.

A notícia sobre o incêndio em uma casa noturna de Santa Maria tem abalado e movimentado as redes sociais. Quem quiser informações sobre o que estou falando pode se dirigir ao Cem homens. O que eu quero falar a respeito aqui hoje não é nada sobre a dor causada pelas inúmeras mortes, nem o absurdo do descuido. Quero aproveitar essa situação para pensar que, em muitos lugares, pessoas não ficaram sabendo dessa tragédia. O jornalismo, a publicidade e a internet ampliam o alcance dos fatos, dos produtos e ideias. Ainda assim, é altamente provável que pessoas em Santa Maria não tenham ouvido falar no incêndio.

Isso é ruim, sinal de desinformação? Depende. Isso é vida, sinal de excesso. Somos sete bilhões no planeta e a probabilidade é que nenhuma pessoa consiga estar conectada a todas. O mundo de cada um é construído pelas suas relações, pela dedicação a elas e, principalmente, pelo que motiva ou não a agir. Nada nessa triste ocorrência me motiva a agir, a acompanhar de perto, a saber exatamente qual foi ou não o motivo para tantas mortes. São mortes distantes de mim, e isso sinceramente me preocupa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...