terça-feira, janeiro 22, 2013

Raposa Freelancer

Um dos meus principais objetivos para 2013 é tornar-me capaz de viver apenas com os frutos do meu trabalho como freelancer. Para alcançá-lo, decidi que é necessário expandir minha atuação no mundo virtual. Isso implica mais do que apenas dedilhar palavras sobre como foi o meu dia, o que eu penso sobre relacionamentos e como estão sendo minhas experiências profissionais.

Para começar, desejo explorar que serviços ofereço enquanto freelancer. Eu trabalho atualmente com revisão ortográfica, ou seja, ocupo-me em garantir que o texto do cliente esteja escrito adequadamente e conforme as normas da ABNT ou outro conjunto de regras de formatação e edição indicado. Também trabalho com revisão editorial, que vai um passo além da correção ortográfica e normatização: trata da fluidez do texto, da organização de suas partes e ideias, enfim, do processo de escrita como um todo. Envolvo-me também com diagramação, ainda que atualmente seja algo raro, mas mantenho contato com designers, ilustradores, fotógrafos etc; posso, portanto, assessorar projetos editoriais.


Minhas experiências profissionais já incluem uma editora e uma gráfica, ambas da UFRGS, uma equipe de produção de material didático na UFG e um grupo privado responsável pelo lançamento de um sistema educacional para o Ensino Fundamental. Nessa trajetória, já fui bolsista, empregado, chefe de departamento e responsável pelo treinamento de novos profissionais, ora ensinando diagramação, ora orientando revisores. No fim de 2012, tornei-me microempreendedor individual, uma modalidade de empresa que me permite trabalhar oficialmente e emitir notas fiscais. Embora eu não tenha direito a um nome fantasia, possuo um CNPJ e agora organizo meus serviços de forma mais profissional.


Esse caminho que venho trilhando não se faz sem amigos, parceiros ou inspirações. Tenho discutido e trabalhado muito com minha amiga publicitária/designer/ilustradora Vivian Dall'Alba; me inspirado em postagens sobre revisão do Revisão para quê e nas aventuras empreendedoras da Elo Editorial; e agora também me felicitado pela iniciativa de outra amiga na criação da Raposa Livreira.

O que espero para os próximos meses? Muito trabalho, bons frutos e cada vez mais amigos, parceiros e inspirações para colocar aqui na Raposa Antropomórfica!

2 comentários:

A Raposa Livreira disse...

Owwwn, little brother, obrigada pela divulgação!!!
>.<
E vamos viver do que amamos fazer, né?

Carolina disse...

Tales, boa sorte nesta caminhada.
Podes contar conosco do Revisão sempre que precisar de uma inspiraçãozinha. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...