quinta-feira, novembro 15, 2007

Feriadão

Eu quero um pouco mais de tempo, pessoas.
Não tem graça estar estudando, se a vida se resume a apenas estudar. Não é legal trabalhar, quando só se pode trabalhar. Eu quero tempo para ler, para passear, para ficar parado abraçado na redenção ou para ver o pôr-do-sol do alto do Gasômetro.

Terminar a faculdade daqui um ano significará uma coisa: começar o mestrado. Quero sair de um e entrar no outro, e se tudo der certo, conseguir. É isso que eu faço, afinal de contas: eu estudo. Sou um estudante profissional, com a proteção da família e sem maiores perspectivas na vida do que alcançar um doutorado. Isso é frustrante.
Tenho vários sonhos instantâneos, daqueles de pacotinho "prontos em três minutos", mas que se vão tão rápidos quanto chegam, algumas vezes até mais. Procuro delimitar meus interesses perenes e acabo chegando sempre ao mesmo ponto repleto de confusão.

Saber o que queremos para o futuro é complicado. Alguns têm isso tão bem delimitado nas suas mentes que eu as invejo, pois este não é um limite (de vida) que vejo limitante. É um caminho já desenhado, ou ao menos as placas já plantadas para indicar este caminho.

Algumas idéias me perseguem. Ser um professor. Fazer a diferença na vida de alguém ou de muitos. Amar e ser amado. Ler e escrever. Ser reconhecido por quem eu sou, pelo que eu faço.
Negarei até o fim dos tempos meus desejos de sucesso e riqueza, mas eles caminham comigo desde sempre.

Era fácil não ter um caminho definido quando me faltavam quatro ou três anos para a formatura na faculdade de jornalismo, onde entrei já sem saber bem um caminho. Fui pela curiosidade, pela imaginação de que ser jornalista fosse conhecer e viver mundos diferentes. Ingênuo, mas comum, por isso não é tão ruim, não estava sozinho naquele barco.
Agora tenho que escolher um mestrado, porque este é caminho para doutorado, e este, por sua vez, é caminho para ser um professor universitário. Em que serei mestre, pelo que me chamarão de doutor? Porque não existe um livro que nos explique tudo que podemos e que queremos, que nos indique onde seremos mais felizes?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pensa bem se tu quer mesmo ser professor... pode acabar dando aula para pessoas como eu!! Ou pior, para pessoas como o "grupinho dos outros"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...