sexta-feira, dezembro 28, 2007

Acabando

O ano ainda não acabou, temos pelo menos mais três dias e meio para ficarmos brincando por aí e aproveitarmos de tudo que a vida tem a nos oferecer, mas ainda assim todos já comemoram o início do bissexto e tudo mais. Eu bem que deveria estar comemorando também, já que não faz muito sentido eu dizer que vou aproveitar e fazer mil loucuras, se continuarei com as mesmas normalidades.

Esses tempos eu estava conversando com uma colega que gosto como amiga, mas que questões de tempo e contato acabam nos deixando mais próximos da condição de colega. Ela escreveu recentemente sobre as propostas de mudança na virada do ano. Sempre achei meio bobo ter um momento para mudar, mas também nunca mudei sem determinados instantes que acendessem o pavio da diferença.
Analisando 2007, é possível ver uma série de coisas a serem mudadas. A primeira delas e a que mais tem me ocupado os pensamentos é, sem dúvida, essa mudança das condições "colega" e "amiga". Não é como se faltasse tempo para viver todas as pessoas que eu quero, para conviver com todos que eu gosto e para me dedicar. Dedicação, aliás, é algo que vem com o tempo, não é algo que se constrói de uma hora pra outra. Tudo o que precisa pra acontecer é um primeiro passo. Sobre isso, eu prometi a mim mesmo que faria o possível para manter contato com as pessoas que eu gosto, mesmo que seja por e-mail. Relação virtual, bla bla a parte, ainda é melhor do que nenhuma relação.
No final de 2008, eu serei um cara formado. Essa parte, apesar do atraso que o medo e a dúvida me causaram (ainda posso, mas não voltarei atrás sobre me a data de formatura), está finalmente definida e será mantida. No final de 2008 serei Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo. Eita título pomposo pra uma coisa tão pequena. Ainda nos planos, em 2009 entrarei numa especialização ou ainda em 2008 farei provas para mestrado. Tudo depende.
Já não é a primeira vez que me prometo isso, mas vamos de novo: voltarei a escrever. Existe rios de histórias tentando sair pelos meus dedos e inundando meus pensamentos. Eles merecem o mundo fora de mim.
Ler mais é a promessa que sempre me faço, também. Se eu mantiver o ritmo desse ano, acho que conseguirei cumprir essa idéia a contento. Li muito esse ano, tenho muito ainda para ler. Eu tenho um mundo inteiro de leituras para fazer, sejam acadêmicas, sejam literárias.
O plano é para 2009, mas as bases precisam estar preparadas desde 2008: sair de casa. A idéia era associar esse vôo para longe das saias da minha mãe com o final da faculdade, e ainda publicamente é assim que defenderei essa idéia, mas eu quero começar 2009 num canto meu. A vida mudará, pelo menos em parte, na virada do ano que vem, e quero que essa mudança seja profunda, não superficial. Amo minha casa e minha família, mas minhas possibilidades de vida aqui são muito mais limitadas (inclusive pelas minhas próprias idéias, portanto parte da culpa é minha). Ainda vejo sair de casa como solução para os meus problemas. Visão meio ingênua, mas ingenuidade é característica da minha personalidade não é de agora.
Talvez a mudança que mais me seja importante para 2008 seja, para meu deleite, verbal. Até 2005 eu me enganei e menti pra mim sobre aquilo que, bizarramente, eu já sabia muito bem. Em 2006, o castelinho de mentiras pessoais ruiu e eu passei não só a acreditar e confiar, mas também a viver. Pode-se dizer que 2007 foi a continuação, em boa parte ampliada, das conquistas do ano anterior. Não posso deixar a bola parar agora: 2008 deve trazer mais mudanças. Positivas para mim, que me solto das amarras. Negativas, talvez, em pontos que ainda não consigo vislumbrar. O medo, porém, está cada vez menor.

Eu tenho saudade aqui do blog. Tenho escrito pouco, e sendo este o último espaço que vinha dedicando à escrita, isso me magoa. Eu sou um escritor. Não posso esquecer disso, não de novo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que o pavio acenda o início de muitas coisas boas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...