quarta-feira, junho 13, 2012

Ovos mexidos

Hoje eu resolvi iniciar um caminho que pretendo longo: minha vida de cozinheiro. Quem me conhece sabe que o desejo de cozinhar maravilhosamente vem de longe, mas vários fatores, entre eles a preguiça e, mais que todos, a timidez de tentar, têm me impedido de aprender a arte da culinária. Essa timidez de tentar é uma bobeira minha que me faz recusar as coisas que eu não sei fazer, que me impele a não experimentar aquilo que eu não conheço os resultados mais prováveis. É uma coisa boba, eu sei, e está na minha lista de mudanças necessárias, mas as prioridades do momento ainda são outras.

O que mudou nesse cenário? O livro Cozinha para leigos. Comprei-o em São Paulo e resolvi segui-lo fielmente, experimentando todas as receitas e testando as possibilidades e ideias que ele oferece. Há meses eu procurava um livro que conseguisse resumir as peripécias da culinária e as apresentassem para um leitor que desconhecesse o metiê. De nada me adiantava, em livros de receita, achar as coisas prontas e não saber o que é untar, ou do que estão falando quando dizem salté. Agora eu sei. Bem, eu comecei a saber.

Meu primeiro experimento, que eu deveria ter fotografado, mas no afã de comer, esqueci, foi: ovos mexidos. Coisa simples, com vários ovos, temperos e leite e creme de leite. Nunca na vida eu imaginaria que essas são coisas que a gente mistura, ovo e leite para fazer comida salgada. Leite, para mim, sempre foi sinônimo de doce. Menos no strogonoff, que leva creme de leite para ficar marrom.

Se ficou bom? Bem, se eu colocar o dobro de sal, pimenta e coisinha verde, talvez fique melhor. Por enquanto, meus ovos mexidos ficaram com gosto de ovos com leite. Ah, mas eu adorei a consistência!

Um comentário:

maria lucia disse...

hummmmmm, que bela novidade! Próxima receita: quero fotos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...