sábado, julho 07, 2012

Henry Scott Tuke

Enquanto navegava pela internet, cruzei com uma pintura que me chamou a atenção. De acordo com a página da Wikipédia, o artista britânico Henry Scott Tuke viveu entre 1858 e 1929. Seu "objeto" mais conhecido são pinturas de jovens rapazes nus. Esse é, aliás, o ponto que me interessa: a representação da nudez masculina jovem. Como primeiro passo para chegar até as questões que me interessam, considero importante observar e conhecer artistas e fotógrafos que trabalharam com esses corpos ao longo dos anos que (algumas vezes, por muito tempo) antecedem a internet. Eis algumas imagens das pinturas que me tocaram.

Sunbathers (não sei o ano)

The bathers (também não sei o ano)

Ruby, gold and malachite, 1902

Há um vasto mundo a ser estudado sobre o tema que me interessa. O jeito, agora, é localizar programas de doutorado ao redor do mundo que aceitem trabalhar com essas visualidades nuas que, sem dúvida, são um bocado chocantes dentro de certos padrões de moralidade. A verdade é que fico me perguntando até que ponto eu consigo postar aquilo que estou estudando e manter meu blogue, uma vez que há uma prática recorrente de grandes empresas da internet fecharem ou barrarem postagens (ou blogues inteiros) de sujeitos nus. Ai, ai, parece que vou me enfiar em uma guerra nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...