sábado, dezembro 08, 2012

Mudança de hábito

Dei-me conta de que tudo são hábitos. No geral, nós seres humanos somos muito pouco inventivos, não lidamos bem com mudanças ou com variações. A instabilidade nos irrita, dá coceira. A incerteza, então, é o bastante para que surtemos.

"Pinte a cerca, Daniel-san"

O que isso tem a ver com a vida? Muito, veja só: ontem decidi que leria um livro antes de dormir. Cheguei em casa alguns minutos depois da meia-noite e notei que o computador estava ligado. Abri a internet, verifiquei mensagens no Facebook, respondi alguns e-mails, atualizei meus feeds do Google Reader e aproveitei para verificar os jogos novos no Kongregate. Lá pelas duas da manhã eu percebi que já era tarde e fui deitar sem ler nada.

Antes de dormir, ontem, eu lavei a louça. "Ah, está aí um exemplo de bom hábito!". Não. O que aconteceu foi que eu interrompi o hábito de limpar depois, algo recorrente comigo. As sujeiras acumulam porque eu sempre penso que outro dia será o dia de limpar, de resolver, de fazer, de construir, de escrever, de pensar, de mudar. Essa é a natureza da procrastinação: acostumar-se com o hábito do deixar para depois.

Acontece que alguns hábitos nos fazem mal. O hábito de não dizer nada quando vemos algo errado. O hábito de baixar a cabeça frente à opressão. O hábito de deixar para depois aquilo que te faria bem.

Eu deveria terminar esse texto com promessas de mudar, mas tenho o hábito de me prometer coisas que não cumpro. Quem sabe dessa vez fazendo diferente a coisa aconteça?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...