quarta-feira, outubro 10, 2012

Mapas mentais

Resolvi trabalhar com meus estudantes de Redação Publicitária II uma proposta de mapa mental. O que é isso? É uma representação gráfica que conecta conceitos, ideias, questões, respostas, datas, imagens, livros, sites, enfim, qualquer coisa. Qual o seu objetivo: visualizar e ampliar as nossas possibilidades de raciocínio dentro de um determinado tema.

Como exemplo, observem este que encontrei rapidamente na internet sobre figuras de linguagem. Ele é simples e todas as ligações partem de uma única palavra. É um modo de fazer. Outro exemplo, apesar de inglês, está aqui e apresenta a mesma estrutura de começar a partir de uma palavra ou expressão e ir se desdobrando em várias outras.

Achei no Google Imagens sem referência de autoria...

Com a paciência e intenção certas, é possível fazer mapas mentais que costurem muito mais elementos entre si, inclusive elementos que aparentemente não teriam relação nenhuma. Observem o exemplo a seguir.

Achei aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_mental_da_wikipedia.png#filelinks

Por fim, um último exemplo, desta vez de minha autoria, pode ser encontrado aqui mesmo na Raposa Antropomórfica. Trata-se de um trabalho realizado para uma disciplina. Ao contrário dos mapas que venho mostrando, porém, ele não conecta conceitos, mas sim estabelece uma narrativa a partir de questões, citações e imagens. Eu particularmente gosto do resultado final, embora ache que seja possível torná-lo muito mais complexo e interessante, além de não linear.

Essa é a proposta de trabalho que temos pela frente: construir um mapa mental das possibilidades para campanha de conscientização da prevenção contra AIDS. Para tanto, podemos partir de pelo menos termos centrais: HIV/AIDS e Prevenção. Com o que podemos conectar cada um? Podemos pensar em "prevenção" ligada com "segurança", "consciência", "atenção"... "Segurança" podemos conectar com o profissional de segurança (uma imagem, talvez), com um cinto de segurança, com um capacete de obreiro, com um abraço (que se tivéssemos em algum lugar o conceito de carinho, amor, amizade, poderia também estar conectado aqui). E por aí vai para todos os termos. Esse mapa só para de crescer quando quisermos. O importante é não nos censurarmos, qualquer conexão que fizermos deve entrar no mapa.

Qual a utilidade dele? Permitir que criemos ligações entre elementos que, de outra forma, talvez não passassem pela nossa cabeça ou demorassem muito a passar. Usaremos esses mapas criados para pensar sobre os anúncios e slogans com os quais trabalharemos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...