segunda-feira, agosto 31, 2009

As inteligências múltiplas

Howard Gardner, se não me engano, surgiu algumas décadas atrás com a teoria de que não possuímos uma única inteligência, mas sim várias, cada uma apropriada para um determinado tipo de processamento intelectual. São elas: lingüística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Se não estou enganado, ele ampliou sua teoria e acrescentou no mínimo mais uma, a "natural", relacionada com o meio ambiente. Não gostei, não considero.

Fazendo uma breve auto-análise, diria que possuo destacadas ao menos duas destas inteligências: lingüística (é evidente minha habilidade com a escrita e com a compreensão de mensagens) e intrapessoal (eu tenho blog, dãh). A interpessoal é um pouco mais complicada de dizer que tenho desenvolvida, já que sou um verdadeiro travado social, mas tenho certa facilidade para compreender o que os outros sentem e também tenho algum dote para a liderança, quando estou perto de pessoas que não se destacam neste ponto. Coloco-me como mediano neste quesito, portanto.

Musical, lógico-matemática, espacial e cinestésica. Não por acaso os lados do meu cérebro que eu menos desenvolvi ao longo da vida, são os menos providos de habilidade. Somente a pouco comecei a notar que a música não é uma coisa só, mas decompô-la em suas pequenas partes ainda me exige um esforço hérculeo.

Cinestésica? Sou descordenado. Isso é, em grande parte, mentira. Minha falta de ordenação corporal vem não de algum desajuste físico, mas antes de um problema com o olhar dos outros. Não se trata de falta de habilidade, mas sim de excesso de medo. Sem um local nas condições normais de temperatura e pressão, portanto, não é possível analisar este ponto. Por outro lado, estar desenhando pode ser um ponto de segurança, principalmente se eu evoluir meu traço o suficiente para me agradar constantemente.

Lógico-matemática. É, não sou tosco, mas nunca trabalhei muito esta parte. Creio que demorei muito para entender que o caos não é ausência de ordem, mas sim uma ordenação acima da minha capacidade de processamento mental.

Espacial. Creio que a tenho treinado bastante nos últimos tempos, com os estudos de imagem e afins. Alcançar equilíbrio em imagens ainda está longe de ser meu forte, mas como estou começando a desenhar, acredito que poderei desenvolvê-la.



Estava com saudade de escrever.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...