quinta-feira, maio 09, 2013

Cuidado com críticas sem contexto

Todo dia vemos atrocidades e lemos posições absurdas na internet. A vontade de criticá-las nos consome e, muitas vezes, corrói. A gente vai lá e destila toda nossa indignação a respeito daquela imagem, frase ou comentário alheio. Sentimos, no fim do processo, que fizemos a nossa parte.

- Você está vindo para a cama?
- Não posso, isso é importante.
- O quê?
- Alguém está errado na internet.

O que muitas vezes a gente esquece é de procurar o contexto em que tal imagem, frase ou comentário surgiu. Isso tem acontecido com a Raposa no Facebook: já foram dois casos expressivos em que alguém leu uma frase divulgada no Facebook e interpretou como se fosse uma máxima acerca da minha opinião sobre as coisas. Dois casos em que as minhas palavras foram distorcidas com base em uma frase ou um parágrafo soltos.

O poder das frases soltas

Os meios de comunicação conhecem esse poder há tempos: alguém diz algo, mas somente parte do que foi dito, de preferência algo que soe impactante, é citado. Ou ainda uma chamada publicitária nos leva a pensar ou sentir algo, mas na verdade é parte de um texto maior. Isso acontece porque uma frase condensa significados. Ela ganha impacto e velocidade na absorção das informações e geralmente abre espaço para uma pontinha de dúvida, ou seja, o gancho para atrair o leitor.

Como estratégia de comunicação, é extremamente eficiente. Sintético. Rápido. Atinge o leitor como um tapa do qual ele pode se esquivar ou com o qual pode se engajar.

O perigo das frases soltas

Não podia ser perfeito, não é mesmo? Quando lemos algo solto na internet e achamos grandioso ou odioso (ou irrelevante), geralmente nos apoiamos apenas no que vimos para comentar. O perigo disso está em conhecer as coisas pela metade, em não saber as razões ou motivações por trás das afirmações feitas. No jornalismo, isso tem nome: checar as fontes. Ou seja, ir atrás de quem falou o que para saber se de fato foi aquilo que foi dito e, principalmente, em que situação aquilo foi dito.

A mesma frase pode ter sentidos completamente diferentes em situações distintas ou faladas por pessoas diferentes. Sem isso em mente, estamos mais preocupados com a nossa visão de mundo do que com entender a visão de mundo daquele que falou ou escreveu.

O que fazer com frases soltas?

Recorro de novo ao jornalismo: podemos investigar. Viu uma frase indignante? Um comentário maldoso? Alguma coisa que te fez coçar de raiva? Vai atrás de saber de onde isso veio, o que mais está em volta, por que foi dito ou escrito como foi. Frequentemente a gente descobre, quando conhece o contexto, que nossa impressão inicial não estava correta. Outras tantas vezes a gente confirma que precisa mesmo distribuir uns tapas por aí. De um jeito ou de outro, é não apenas elegante, mas também inteligente e honesto conhecer o contexto das coisas antes de criticá-las.

O risco de não fazer isso é exemplificado todos os dias: críticas simplistas, vazias e que frequentemente dizem mais de quem está falando do que de quem está sendo criticado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...