domingo, maio 12, 2013

Um guia para o contentamento

Este texto é uma tradução livre do original, que pode ser encontrado aqui: Zen Habits. Recomendo a leitura constante desse blog maravilhoso.

Muitas pessoas buscam maneiras de encontrar felicidade, mas descobri que contentamento é mais importante que felicidade. Por que contentamento e não felicidade? Algumas razões importantes:

1. Felicidade pode aumentar e diminuir a cada dia (ou momento), mas o contentamento é algo mais estável.
2. Nossa tendência é tentar aumentar a felicidade adicionando coisas (comida, excitação, um banho quente, tempo com um ente querido), mas contentamento é uma habilidade que te permite subtrair coisas e continuar contente.
3. Contentamento pode ser um bom lugar a partir do qual operar mudanças (mudanças e contentamento parecem paradoxais, mas continue lendo).

O que é contentamento? Para mim, diz respeito a estar feliz com quem você é. O que eu não fui por muitos anos e penso que a maioria das pessoas não são.

Na minha vida, aprendi a melhorar na habilidade do contentamento (não estou perfeito, mas já aprendi um pouco). Eu estou feliz com a minha vida. Eu estou feliz com onde estou profissionalmente e não procuro aumentar meu número de leitores, de acessos na página ou de renda. Estou feliz onde quer que esteja. Enquanto muitos podem dizer "claro, você pode dizer isso agora que alcançou um certo nível de sucesso", eu discordo. Muitas pessoas que alcançam sucesso não estão contentes e são sempre movidas a desejarem mais, ficando infelizes consigo mesmas. Muitas pessoas que são pobres e não têm uma "carreira de sucesso" também encontraram contentamento. Aliás, acho que haver encontrado contentamento me direcionou para qualquer sucesso que encontrei – ajudou-me a sair das dívidas, ajudou-me a mudar meus hábitos, tornou-me um marido melhor, pai, amigo, colaborador e até mesmo escritor.

O pior de tudo com essa atitude de "você pode estar contente porque você é bem-sucedido" é que essas pessoas estão deixando para depois o caminho do contentamento... quando é algo que pode ser feito agora mesmo. Não depois, quando você alcançar certos objetivos ou um certo nível de sucesso financeiro. Agora. Vamos olhar para o caminho do contentamento, como é um bom lugar para mudanças de hábitos e começar a percorrê-lo!

O caminho do contentamento

Nós começamos a vida acreditando que somos o máximo. Nós dançamos em público com cinco anos de idade e não nos preocupamos com o que os outros pensam de nós. Quando nos tornamos adultos, isso foi tirado de nós por colegas, pela família, pela mídia e por situações embaraçosas. Como adultos, nós temos dúvidas acerca de nós mesmos. Nós nos julgamos em excesso. Nós somos críticos acerca de nossos corpos, de nós enquanto pessoas, de nossa falta de disciplina, de nossas falhas. Nós não gostamos de quem nós somos.

Como resultado, nós tentamos melhorar esse eu cheio de falhas. Ou nós duvidamos da nossa habilidade de melhorar e somos infelizes. Ou sabotamos nossas tentativas de mudanças, pois não acreditamos realmente que possamos alcançá-la. Esse auto-desgosto resulta em relacionamentos piores, uma carreira estagnada, infelicidade com a vida, reclamações acerca de tudo e, muito frequentemente, hábitos não saudáveis como comer junk food, beber demais, não fazer exercícios, comprar em excesso e ser viciado em jogos ou na internet.

Então, qual é o caminho para estar contente consigo e com a sua vida? O primeiro problema é que você não acredita em si mesmo. Essa é uma área importante para se trabalhar. A sua relação consigo mesmo é como a sua relação com qualquer outra pessoa. Se você tem um amigo que constantemente está quebrando a sua palavra, não aparecendo quando diz que vai aparecer, eventualmente você vai parar de confiar nesse amigo. Acontece assim com você também. É difícil ser alguém em quem não se confia e é difícil de gostar de você se não se pode confiar em si próprio.

Então trabalhe essa confiança em você mesmo (alguns passos práticos para isso estão abaixo). Aumente-a lentamente e eventualmente você confiará em si mesmo para ser ótimo.

O segundo problema é que você se julga mal. Você se compara com uma imagem ideal em todas as áreas. Você quer um lindo corpo de modelo. Você quer alcançar certos objetivos, pessoal e profissionalmente. Você quer viajar pelo mundo e aprender músicas e aprender a tocar um instrumento musical e ser um cozinheiro ótimo e ainda ter uma vida social maravilhosa e encontrar um marido ou uma esposa perfeitos e ter filhos e conquistar coisas maravilhosas e ser a pessoa mais saudável do planeta. Claro, esses são ideais completamente realistas, não?

Quando nós temos esses ideais, nós nos comparamos com eles e sempre nos sentimos mal.

O caminho para o contentamento, então, é parar de se comparar com esses ideais. Pare de se julgar. Livre-se desses ideais. Gradualmente aprenda a confiar em você mesmo.

Mudando hábitos e contentamento

Antes de falarmos sobre os passos práticos, vamos falar sobre contentamento e mudança. Muitas pessoas pensam que se você está contente, simplesmente ficará deitado na praia fazendo absolutamente nada. Por que fazer algo se você está contente com o modo como as coisas estão?

Na verdade, o contentamento é um lugar melhor do que a infelicidade para começar a realizar mudanças acerca de quem nós somos. A maioria de nós é movido pela necessidade ou desejo de melhorar quem somos, de consertar certas coisas que não gostamos sobre nós. Enquanto isso certamente pode ser um lugar para direcionar mudanças, não é um bom lugar para começar com esse tipo de mudanças.

Se você sente que há algo errado com você e que precisa ser melhorado, você será impulsionado a melhorar, mas você pode ou não alcançar sucesso. Digamos que você falhe na sua mudança de hábito. Então você começa a se sentir pior e entra numa espiral em que a cada vez que tenta melhorar, você falha, se sente pior sobre si mesmo e continua descendo. Você começa a sabotar as suas próprias mudanças, pois você não acredita de verdade que pode fazê-las. Baseado em evidências anteriores, você não confia que é capaz de fazer isso, o que só o faz se sentir pior.

Isso se você falhar. Digamos que você obtenha sucesso e realmente se dê bem. Então você teve sucesso – quem sabe você perdeu peso e não se sente mais tão mal acerca de seu corpo. O que acontece é que se você começa nesse posicionamento de consertar a si mesmo, você continua procurando pelo que está errado com você, o que mais você precisa melhorar. Então talvez você sinta agora que não tem músculos o suficiente, ou suas entradas no cabelo não são bonitas, ou se não é a respeito de seu corpo, você encontrará outra coisa.

Esse é um ciclo que nunca acaba durante toda a sua vida. Você nunca alcança. Se você começa num posicionamento de melhorar a si mesmo e se sentindo preso, mesmo que você constantemente tenha sucesso e melhore, você sempre estará procurando a felicidade em fontes externas. Você não encontra a felicidade em si mesmo, então procura-a em outros lugares.

Se você estiver procurando a felicidade fora de si, é mais fácil encontrá-la na comida, nas compras, nas festas e no excesso de trabalho do que tentar ser feliz.

Se, ao contrário, você consegue encontrar contentamento dentro de si e não em fontes externas de felicidade, então você terá uma fonte confiável de felicidade. Penso que é um lugar muito melhor para estar do que confiar e necessitar de fontes externas de felicidade.

Muitas pessoas imaginam: "se você encontra contentamento, você não ficará simplesmente jogado na praia, não melhorando o mundo, não fazendo nada?". Eu penso que essa é uma incompreensão do que contentamento é.

Você pode estar contente em simplesmente ficar dormindo o dia todo, mas também pode encontrar contentamento em ajudar os outros. Você pode estar contente e cheio de compaixão pelos outros e querer ajudá-los. Você pode ser feliz com quem você é e ao mesmo tempo ajudar as pessoas e diminuir seu sofrimento. Dessa forma, você pode oferecer a si mesmo para o mundo e fazer grandes obras para o mundo, mas não necessariamente precisa disso para ser feliz.

Mesmo que por alguma razão seu trabalho seja tirado de você, você ainda terá o contentamento interior.

Passos práticos para o contentamento

A questão é como chegar lá. Como deixar de estar infeliz consigo mesmo e tornar-se contente. O caminho envolve aprender algumas habilidades cruciais:

1. Construa sua autoconfiança. O único modo de consertar a sua falta de autoconfiança é através de pequenos passos. Se seu amigo com o qual você não pode contar deseja reconstruir sua confiança nele, o modo certo de fazê-lo não é dizendo "agora confie-me com a sua vida". Ao invés disso, é melhor começar essa reconstrução com pequenos passos. Faça pequenas coisas e perceba a confiança crescendo. Com o tempo, você estará aberto a confiar mais e mais.

No geral l que faço para construir confiança é começar com pequenas coisas que eu tenho certeza que posso fazer. Beber um copo de água por dia é um exemplo fácil. Se eu quero beber mais água, então eu organizo uma série de lembretes para beber um copo d'água quando quiser acordar. Se você conseguir manter isso por uma ou duas semanas, isso ajuda a confiar em si mesmo. Muitas pessoas tentam mudar coisas difíceis, falham e então a autoconfiança se perde. Comece com coisas pequenas.

2. Perceba os seus ideais. Outro problema em encontrar contentamento é que nós estamos constantemente nos sentindo mal acerca de nós mesmos porque a realidade não condiz com os ideais que mantemos. Esse ideal pode vir da mídia, de revistas ou de estrelas de cinema. Ou simplesmente de uma ideia de o quão perfeitos nós deveríamos ser a respeito de nossa produtividade ou aparência.

A verdade é que a realidade sobre nós mesmos não é ruim, é apenas ruim em relação com o ideal que você tem sobre si mesmo. Quando nos livramos desse ideal, somos deixados com a realidade, que então pode ser julgada como perfeitamente ótima. Na realidade, você é um ser humano único que é belo à sua própria maneira. Então pergunte-se se está se sentindo mal por quem você é ou por como você fez algo. Se sim, é por causa dos ideais. Reconhecê-los envolve percebê-los. Perceba os seus ideais.

3. Abandone seus ideais. Assim que você perceber seus ideias, você precisa parar de se comparar com eles. Livre-se deles. A única forma de abandonar um ideal é percebendo a dor que ele causa a você mesmo e então se livrando dele. Observe a dor. Tenha compaixão de si mesmo e pare de se machucar por meio desse processo de se comparar com ideais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...