domingo, abril 07, 2013

Dizer "não" faz parte

Acordou de um sonho bonito com o barulho do despertador. Levantou arrastado e o relógio lhe disse as horas: seis. O calendário contribuiu informando o dia: domingo. Sentou ao pé da cama e viu o amor ainda a dormir. Suspirou. Obrigações de trabalho. Suspirou de novo. Domingo de manhã. Levantou e foi preparar um café. Um chá quente para acordar, um pão com queijo presunto alface tomate manteiga pra fortalecer. Depois de um último suspiro, ponderou as vidas que ainda não aconteceram, jogou tudo pro lado e voltou para a cama e para o abraço (inconsciente, mas ainda gostoso) do seu amor. Alguns futuros não fariam falta naquele domingo.

A vida tem esse costume de acontecer sem perguntar, enquanto nós viventes temos o de aceitar isso. Hoje foi um dia em que, por uma série de encaixes, eu acabei em um lugar no qual não gostaria de estar e passei algumas horas pensando "saia daí, seu tolo". Não, eu não estava correndo risco. Não havia nenhum perigo, exceto o perigo de desperdiçar a minha vida.


Tenho dito aos meus alunos que saber aonde se deseja chegar é uma determinação importante para pensarmos na trajetória que percorreremos. Do contrário, nossas chances de alcançar nossos objetivos diminuem consideravelmente. Aquela cena de Alice no País das Maravilhas em que o gato diz a ela que se não sabe aonde quer ir, qualquer caminho é válido.

De vez em quando, somos convidados a participar de situações nas quais não estamos interessados. O que nos resta é decidir se o preço do investimento vale a pena. Nem estou falando de dinheiro... Muitas vezes o que temos que investir é o nosso tempo, que como bem sabemos – mas esquecemos – não é infinito. Quando eu decido investir o meu tempo em algo que não quero fazer ou que acredito que não contribuirá para meus objetivos, não estou apenas usando minha vida para algo que não gostaria de estar fazendo. Mais do que isso, estou deixando de usar o meu tempo e a minha vida para o que desejo.

Em resumo, estou perdendo o tempo que uso e também o que não usei.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...