sábado, maio 19, 2007

Pessoas

Para a discussão de hoje precisamos entender alguns conceitos básicos.

Primeiro, PESSOA. Consideremos um indivíduo qualquer, de preferência pensante. Suas idéias e reflexões são diferentes das outras pessoas, posto que sua história de vida e suas relações com outras pessoas nunca poderão ser totalmente iguais às de qualquer outra pessoa.
Agora, trabalhemos RELACIONAMENTO. Quando duas pessoas se envolvem de alguma forma (seja por trabalho, amor ou amizade), elas têm um relacionamento. Compreendemos, então, que o número em questão é dois (ou mais), não apenas um.

Uma pessoa tem os seus conceitos. Outra pessoa tem outros conceitos. Essas duas pessoas juntas, num namoro, terão os mesmos conceitos? Acertou quem disse "não". É justamente essa diferença conceitual que causa brigas, pois se ambos vissem tudo da mesma forma seriam reflexos, não pessoas.
Então chegamos ao ponto do dia (da noite, no caso): de nada vale um relacionamento quando as duas pessoas envolvidas não estão dispostas a serem mais do que duas pessoas dividindo seus corpos. Amor, sexo, beijo, nada disso se sustenta sozinho, se a idéia for um relacionamento sério e companheiro.
As pessoas precisam estar dispostas a abandonar o Ego, ou deixá-lo de lado um pouco. Reconhecer na visão do outro o que é importante e lembrar que, no trato interpessoal, não só o que é importante para si que tem significado, mas também o que significa para o outro e o que o outro acha que está significando.

Metáfora básica da psicologia: um relacionamento nunca é a dois, mas sim a quatro. Usemos exemplo de marido e mulher. Na relação temos ele, o que ela acha que ele é, ela e o que ele acha que ela é.
Para os mais aptos à abstração, o exemplo basta ^^

Um comentário:

Maria Clara Spies disse...

"Uma pessoa tem os seus conceitos. Outra pessoa tem outros conceitos."

Sabe Tails, foi mais ou menos por um problema de "conceitos" por demais antagônicos que eu e meu ex-melhor amigo estamos separados.

= (

Abraço da produtora...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...