quinta-feira, setembro 11, 2008

Hoje

Acusam-me de pensar demais. É verdade, assumo, sou demais dedicado aos perigos da racionalidade e, curiosamente, sou presa fácil da emoção. De qualquer forma, em muito gosto dos caminhos pelos quais passo através da minha imaginação – embora deteste os que deixo passar. Vamos agora a um resuminho de coisas que estão na minha cabeça:

* Decidi o título do livro que escreverei no próximo ano. Não sei se conseguirei dar a ele a dimensão estética que estou planejando, sequer consigo prever se ele terá 40 ou 200 páginas. Comecei a verificar as possibilidades de editoras para enviar os originais para avaliação, com base no tema.
Aliás, isso me lembra vários anos atrás, quando eu fui atrás de uma editora justamente para publicar um livro. Era um romance infanto-juvenil que, apesar de ingênuo, bem está no nível de muito livro por aí. Como quiseram me cobrar R$ 5.000,00 pela publicação, divulgação e o escambau, deixei de lado a idéia por tempo indeterminado. De vez em quando fico pensando o que teria acontecido se eu não tivesse desistido e hoje tivesse um livro publicado. Teria alguma coisa mudado?

* Ano que vem, finda a graduação, o plano é começar a Especialização em Expressão Gráfica na PUCRS. Numa conversa com meu chefe, e somada a ela uma palestra dele que assisti hoje, descobri o que me interessa no mundo acadêmico. De alguma forma eu já sabia, mas não conseguia especificar e, por isso, sempre fiquei tentado a trocar de curso ou experimentar outras áreas.
Meu interesse, multidisciplinar, está nas histórias e narrativas. Visuais, sonoras, literárias. Todas as áreas pelas quais eu desejei/desejo passar possuem essa amarra lógica, a construção de significados e de sentidos através de histórias.
Senti um certo prazer em notar, finalmente, com qual universo pretendo trabalhar pro resto da vida. Isso meio que me norteia para as escolhas futuras, embora ainda falte um objeto ou tipo de objeto para focar meus estudos strictu sensu.

* Óh, puxa, estou me amarrando na leitura do Bourdieu. Pelos deuses, como é difícil passar pelo texto dele e entender o que ele está dizendo. Acredito que, se eu quero estar pronto para a aula da pós-graduação semana que vem, terei que reler o capítulo umas três vezes ainda. Um deles, quero dizer, pois no outro (cinco vezes maior) eu ainda não encostei.
Minhas leituras/estudos, todos voltados para monografia e bolsa de pesquisa, estão muito interessantes. A leitura do Tom Wolfe, El Nuevo Periodismo está boa, apesar do meu ódio mortal a tudo que vem escrito em espanhol. Pelo menos acredito que esse livro garantirá minha monografia. ^^

* Das questões que tenho ainda por decidir está continuar ou não em casa ano que vem.
Entendo que ir morar sozinho significaria uma ruptura com tudo que tenho hoje por garantido, e assim talvez me servisse de caminho para reavaliar minhas andanças e escolhas. Acredito piamente que, uma vez fora de casa, as correntes que me prendem à comodidade de uma vida sem desafios e aventuras possam se desprender. O medo, escondido sob a égide das considerações racionais, porém, está me corroendo com as possibilidades de passar trabalho financeiro hoje e no futuro. Se eu não tiver um emprego em 2009 acabarei com sérios problemas de ordem econômica.

* Eu preciso aprender a ir nos lugares, mesmo quando não expressamente convidado. Acho que tenho pavor da possibilidade de crítica ou desaprovação, por isso evito fazer as coisas ou sair com as pessoas. Bem eu poderia ter aproveitado a companhia de três pessoas que aprendi, nos últimos anos, a admirar deveras. Talvez pudesse ter aprendido muito, ou simplesmente tido uma boa experiência.
Ah, se pelo menos eu tivesse cabelo liso, aí poderia ser um emo completo... ^^

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...