quinta-feira, abril 30, 2009

Aprendizagem

Qual a função do Trabalho de Conclusão de Curso, ou monografia? Simples: sedimentar o conhecimento adquirido ao longo da faculdade. Embora não contemple todos os pequenos aprendizados que compuseram os anos de estudo, trata-se de um trabalho que seleciona alguns aspectos mais importantes e os organiza na forma de pensamento científico. Essa é a função da escrita, da produção intelectual.

Artigos científicos servem, portanto, a dois usos: divulgar o conhecimento desenvolvido e organizar o raciocínio sobre um tema. Enquanto raciocinamos mentalmente, nossas idéias são maleáveis demais, o que torna difícil enxergar os furos em nossas teorias. Uma vez colocados no papel, esquematizados e explicados, processados através de um olhar lógico, os conhecimentos tendem a ser colocados em prova e, portanto, organizados e reaprendidos.

A mesma lógica vale para passar a limpo as idéias discutidas em aula, ou para anotações feitas sobre determinado conteúdo. Além de serem modos de buscar as idéias principais em uma fonte segura (papel, melhor que a memória), escrever e rescrever o que aprendemos fixa nossas idéias.

Agora é colocar em prática!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...