quinta-feira, dezembro 31, 2009

Construindo 2010

Acabou o período mimimi do dia. Vamos pensar o que virá para 2010.

Goiânia
O mais óbvio primeiro. Vou para uma cidade nova, e minha missão dos primeiros meses será me virar sem a bolsa do mestrado. Não é fato, ainda, mas tenho quase certeza que não terei auxílio financeiro institucional, ao menos no início. Talvez no segundo ano. Arranjarei um emprego, talvez dois, quem sabe trinta. Freelance, tudo o que for necessário para pagar aluguel, comida, festa e estudo. Minhas aulas serão de tarde, o que deve dificultar um pouco a minha vida.
Esse será um tipo de desafio bem diferente do que estou acostumado. Porto Alegre sempre foi "casa da mamãe", a segurança de poder falhar e ter pra onde voltar no fim do dia, receber um abraço e lalala. A partir de março acabou essa segurança, a vida real vai começar a pegar. O tal do cachorro preto da criatividade correndo atrás de mim.

Junkie life
Não vou parar. Decidi agora que a "adolescência" tem que continuar. Não faz sentido começar um processo de mudança e pará-lo só porque a vida ficou difícil. Irei em festas, conhecerei pessoas, me manterei aberto ao mundo. O "sim para tudo" já não persiste, mas o "sim para o novo" vai se manter. Junto com ele, o "sim para tudo que pode ser bom". Isso significa que vou continuar deitando tarde, saindo com pessoas, bebendo tequila, dançando ao som de músicas animadas, entre outras coisas.

Mestrado
Obviamente, terei estudos sérios a fazer. Como me sinto um incompetente, vou me jogar nos livros e absorver tudo que eles puderem me dar. Também os professores ouvirão falar muito de mim. Não gosto da idéia de ser o décimo terceiro. Acho que já passei da fase de me sentir mal porque existem pessoas melhor preparadas que eu; agora já posso entrar na fase em que me preparo melhor.

Amigos
Não quero perder o que conquistei em 2009, o que reforcei. Seja por e-mail, ou telefone, ou carta, manterei contato com as pessoas que gosto. Se um dia eu mudar e não mais querer isso, talvez essas palavras me façam lembrar o valor deles para mim. São pessoas que acompanharam meu crescimento, minha construção. São pessoas que eu quero que sejam felizes :o)

Me posicionar
Não sei o que mais dizer. Eu quero melhorar, como pessoa. Aprender a sair do que não me agrada. Ser mais egoísta, então que estarei sozinho no mundo. Acho que esse será o aprendizado mais difícil, mas também mais importante. Escolher o que eu quero, quando e como. Chega de depender das escolhas dos outros, de "ah, pode ser".
Não gostei, levantei e saí. Um dia isso será realidade. Tomara que seja um dia em 2010 :o)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...