sábado, dezembro 26, 2009

Minha vida sem mim

Como seria um mundo em que eu não tivesse nascido? Claro, talvez seja muita pretensão imaginar que alguma coisa fosse diferente, mas convenhamos: se aplicarmos a teoria do caos e retirarmos o bater de asas da borboleta, teremos um furacão a menos.

Na família está o ponto mais fácil de traçar os resultados, principalmente com a minha mãe. Acredito que ela teria separado do meu pai antes, provavelmente, e conhecido meu padrasto talvez também antes. Quem sabe nem acontecesse de casar com ele. Meu irmão, que durante muito tempo foi um problema em casa, talvez o fosse ainda mais pela minha mãe não ter um apoio caçula para sustentar a mente.

É difícil mensurar o impacto de uma inexistência na vida dos amigos. Penso que talvez uma amiga tivesse demorado mais para se separar do namorado, e quem sabe o rumo de algumas pessoas fosse completamente diferente – ao menos nos hobbies. E, numa continuidade insana, alguns romances não aconteceriam, fazendo com que as vidas seguissem de modos completamente diferentes.


Eu não consigo, realmente, medir o impacto que causo no mundo. Ele pode ser grande em algumas pessoas e mínimo em outras, e talvez nunca seja possível mensurar ao certo. É mais fácil imaginar o peso de uma ausência repentina, como por exemplo a de uma morte inesperada. Pensei em falar da minha viagem, mas não é a mesma coisa: eu continuarei existindo, continuarei em contato.
Acaso hoje eu morresse, acho que o dano na minha família seria irremediável. Enxergo facilmente um longo tempo de tristeza, raiva e frustração. Separações, talvez. Entre os meus amigos, talvez alguns se tornassem ainda mais unidos, por conta da lembrança de que sem mim jamais teriam se conhecido. Outros podem finalmente descobrir a brevidade da vida e, enfim, interromper o ciclo de auto-sabotagem.


Para realmente saber isso tudo, eu teria que ver minha vida de fora dela. Impossível, so far.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...