terça-feira, julho 09, 2013

Conselho para escritores

Passei a última hora lendo conselhos para escritores. Presumivelmente jovens escritores, mas a verdade é que bons conselhos para artistas valem do berço ao caixão. Acho que dá para resumi-los a um conselho realmente direto e compacto: escreva. É, isso mesmo, sem maiores firulas, sem dicas sobre como usar a voz ativa ao invés da passiva, sem indicações de ler diálogos em voz alta. Todas essas coisas são técnicas e, sinceramente, acho que técnica a gente pega com o tempo e, principalmente, com a prática.


Eu tenho um conto publicado em um livro de uma editora pequena. Isso não me faz um escritor. Eu terei mais um conto publicado em um livro de outra editora pequena. Isso não me fará mais escritor do que eu era há um mês. Sabe o que faz de mim um escritor?

Todo domingo quando chegava na casa do meu pai ele já sabia: eu queria papel e caneta.
Todo dia que ia para o serviço da minha mãe ela já sabia: eu queria brincar na máquina de escrever.

Essas pequenas coisas me fazem escritor. O desejo de ser escritor me faz escritor. Acima de tudo, a prática de escrever – com paixão – me faz escritor. Eu tenho vontade de largar empregos e me trancar num quarto escrevendo compulsivamente. Não faço porque não tenho coragem e porque acho que perderia boas experiências de vida. Mais por não ter coragem do que pelas experiências.

No meio de tudo isso, algo que recuperei recentemente foi a coragem de escrever. Todos os dias estou descobrindo que não escrevo tão bem quanto gostaria, mas isso é um passo, uma etapa, uma parte do processo. Estou perseguindo meu próprio caminho rumo à montanha que o Neil Gaiman diz que deve ser o nosso objetivo. Eu me vejo escrevendo e sendo lido e mais que tudo estando feliz por tudo isso. Essa é a minha montanha. Minhas decisões e meus caminhos serão pensados como favoráveis ou prejudiciais no meu rumo a essa montanha.

Eu que nunca consegui me definir direito acho que finalmente encontrei algumas palavras que hoje me explicam. Eu sou uma raposa escritora.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...