quarta-feira, julho 10, 2013

Flores raras

Resolvi me propor uma brincadeira. Um exercício criativo. Vou conversar com uma imagem.


Essa fotografia apareceu no Facebook. Parece que é de um filme chamado Flores raras. É isso, com nome e imagem, o que será que consigo pensar e produzir? Vou começar pelo que já carrego de antemão: não consigo evitar o conhecimento de que se trata de um filme sobre relacionamento amoroso entre duas mulheres. Isso já dirige esse abraço que vejo na imagem como algo romântico, de tristeza compartilhada ou de carinho, de proteção.

O ato de abraçar alguém por trás, pra mim, tem tudo a ver com querer proteger do mundo a pessoa abraçada, mas também se aquecer no calor de outro alguém. É raro eu me soltar nos braços de outras pessoas, sinto-me mais preso e afogado do que confortável, mas abraçar é algo que me traz prazer. Então talvez essa seja uma imagem de prazer e, ao mesmo tempo, de tristeza. Não sei, minha proposta não é encontrar verdades ou respostas, é apenas brincar com os sentidos.

Será que a mulher de vermelho está desmaiada, ou ainda morta depois de beber até não poder mais? Ou será que está de ressaca e tirou os óculos que lhe incomodavam a visão? Está tudo tão arrumado e tão aguardando um abraço, será que a mulher de vermelho não estava justamente aguardando e encenando uma tristeza para ganhar um abraço? Um dengo, quem sabe? Por que mulheres de vermelho (Roxaaaaane) são tão carregadas de sentidos culturais?

E a outra, toda insuspeita, de preto (de luto?), abraçando de olhos fechados. Um abraço de tato, não de olhares. Ela não precisa ver o que está acontecendo, ela simplesmente sente. Ainda assim, porque as duas parecem... distantes?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...