sábado, setembro 14, 2013

Dans la maison

Dans la maison (Dentro da casa) é um filme que eu passarei a indicar para escritores. Conta sobre a relação entre um professor de literatura desacreditado com a vida (que volta das férias justificando seu pessimismo através da leitura de Schopenhauer) e um estudante de dezesseis anos que o surpreende com um texto encantador. O paralelo que o próprio filme constrói com As mil e uma noites é inevitável.


Enquanto Claude, o protagonista menino, adentra na casa que dá nome ao filme, ele elabora sua escrita com o auxílio apaixonado do professor, que acaba envolvido além dos limites éticos tipicamente estabelecidos entre alunos e seus mestres. Em certo ponto, nos colocamos a pensar se não verdade não estaria o professor apaixonado.

Conheci o filme porque foi indicado em um blog que lista filmes com temática LGBT. Isso talvez já dê a resposta ao parágrafo anterior, mas deixarei que o filme responda por mim às questões que levantei. Como o professor ensina, um bom final é aquele que surpreende sobremaneira, mas que nos deixa pensando que não haveria outro término possível para a história. Eis algo que o filme alcançou.

Um comentário:

Ben Oliveira disse...

Tales, obrigado pela recomendação!
Fiquei com vontade de assistir!
Adoro filmes com temática LGBT, se tiver Literatura envolvido é bônus.
Abraço!
--
Ben Oliveira
http://www.benoliveira.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...