sábado, setembro 07, 2013

Romeos

Assisti hoje a um filme bacana. Chama Romeos e conta uma história de Lukas, um transexual masculino que começa o filme aplicando sua 25° injeção de testosterona.


Logo de cara somos apresentados a Lukas chegando a uma vida nova. Terá que viver por um ano (confesso que não pesquei exatamente o motivo) em uma cidade alemã e inicialmente é colocado para viver no dormitório feminino, uma vez que a instituição não o reconhece enquanto homem. Não bastasse isso, Lukas precisa esconder o seu corpo o tempo inteiro. Enquanto todos se deliciam num lago, por exemplo, ele esconde os seis com blusas largas e casacos.

No filme, temos a oportunidade de conhecer algumas ansiedades vividas por Lukas e pelas pessoas que o circundam. Pouco a pouco encontramos a melhor amiga, o interesse amoroso, a família. Para todos eles, a mera existência de Lukas é um desafio ao que acreditam ser normal. Descobrimos o nome de batismo de Lukas, por exemplo, apenas por meio das pessoas que não conseguem aceitar o fato de que Lukas é o que ele é, um jovem buscando também o seu lugar no mundo.

Após assistir a Romeos, fiquei pensando cá com meus botões as infinitas realidades que desconheço. Eu não sei o que é ser transexual, obviamente, tampouco acho que o filme me deu condições de me colocar no lugar de alguém que vivencie algo parecido. Entretanto, assim como XXY (que trata sobre uma personagem intersexo), sinto-me um pouco mais próximo de um universo com o qual tenho pouco contato.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...