sexta-feira, março 22, 2013

Como ser um bom aluno

Quando comecei a estudar francês de novo, semana passada, decidi que seria o aluno que eu gostaria de ter. Essa é, aliás, a dica número um para qualquer coisa que envolva relação com outras pessoas: seja o que você gostaria que os outros fossem para você (na mesma situação). Parece meio óbvio, mas não é comum nos colocarmos no lugar do outro e nos permitirmos sair dos nossos umbigos pra pensar nisso.

Salve(m) os humanos

Quem são os alunos que dão tesão em ser professor? São aqueles que interagem. Alunos que interagem com o professor tornam o seu trabalho mais significativo e provavelmente também a sua aprendizagem. Quando um estudante levanta a mão e fala, ele provavelmente estará demonstrando algum tipo de interesse. Se esse interesse não for por ir ao banheiro ou para ir embora mais cedo, então há a grande chance do sujeito estar interessado no conteúdo que o professor está passando. Isso é bem legal.

Professores são seres humanos. Gostam de conversar com seres humanos. Gostam de se sentir importantes. Quer ser um bom aluno? Converse com os professores. Parece simples, e é! O que o professor faz em sala de aula é trazer experiências que possam agregar à vida do estudante. Nem sempre serão experiências e conteúdos do interesse de todos, muitas vezes só de um ou dois. Ainda assim, o estudante que conversa com o professor dentro e fora do espaço de aula (nos intervalos, por exemplo) estabelece uma conexão afetiva que vai facilitar a aprendizagem. Se não facilitar inicialmente, vai deixar mais fácil de ir até o professor depois e dizer na cara dura "puxa, a aula hoje foi complicada, não entendi nada".

Sim, ainda existem pessoas bobas que acham que dar aula é ser o máximo e ficar na frente de uma sala falando falando falando e sendo ouvido e comandando. Não é o meu caso: eu não me sinto melhor que nenhum estudante, o meu papel ali é de providenciar experiências compartilhadas. Momentos de interação que possam fazer com que os sujeitos deem passos na direção do conteúdo que eu ministro. Eu não ensino nada. Eu tento que as pessoas aprendam. Para mim, aprender tem tudo a ver com se relacionar, e professores como eu amam se relacionar, então fica a dica.

Um comentário:

Lucas Renato disse...

Sim! Tem toda a razão, e eu sou a prova viva de tudo o que tá escrito no texto acima, e o autor sabe bem disso haha! Adorei o texto =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...