terça-feira, março 12, 2013

Por que devemos verificar a fonte do que lemos

Li uma notícia hoje sobre como o deputado Jean Wyllys teria criticado os cristãos, chamando-os de burros e coisas assim. De antemão, já aviso: é uma notícia falsa. O problema foi perceber que diversas pessoas estavam discutindo sobre aquilo sem perceber isso. Como se percebe que uma notícia é falsa? Antes de qualquer coisa, nós a lemos por inteiro e procuramos as fontes. As fontes são as pessoas ou instituições responsáveis pelo acesso àquelas informações. Normalmente presumimos que jornais sérios fazem esse trabalho de verificação de fontes, afinal, são pagos para isso (ou achamos que são). A verdade é que todo mundo serve a interesses particulares e, portanto, mesmo os maiores grupos de mídia podem lidar com a informação de maneiras não profissionais.

O que nós leitores podemos fazer quanto a isso, então? Antes de mais nada, podemos fazer o nosso trabalho: ler criticamente. Só assim não vamos cair nas falácias que pipocam na internet e no senso comum. Algumas vezes nem assim, pra falar a verdade.

De tudo, pelo menos uma dica: se a "notícia" diz que "fulano falou mal de algo", mas não cita as palavras específicas que foram usadas, é quase certo que há uma distorção em jogo. Isso é básico. Dizer que alguém falou algo é bem diferente do que dizer que Sicrano disse "tal e tal".

Outra coisa bacana, depois de procurar as fontes, é ir nas fontes. Isso dá trabalho, concordo. É cansativo. A maioria de nós prefere a informação já filtrada pelas pessoas de influência que preferimos. É uma escolha como qualquer outra, mas não podemos negar que estaremos entregando nosso entendimento da realidade para outras pessoas. Pessoas de vez em quando interpretam errado (sem querer ou de propósito, não importa, elas erram).

Se tudo o que tu quer é falar por aí descompromissadamente, beleza. Vai lá e chora muito nas redes sociais.  Se, por outro lado, teu interesse é manter um debate intelectual, então aí as regras são outras. "Eu li num site" ou "eu li num livro" não é mais argumento para defender opiniões. Onde argumentos são necessários, fontes são essenciais. Desculpa se alguém pensa o contrário, mas está errado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...