sábado, março 23, 2013

Meu primeiro dia no curso de Shiatsu

Ando procurando algo. Sinto que, na minha vida, há bastante coisa que está fora de lugar. Algumas sensações estão mais fortes do que deveriam, algumas questões não estão sendo bem atendidas. Daí nasceu o desejo de abrir uma editora, como mencionei em textos anteriores. O desejo continua, mas engavetei-o por ora. Aí hoje começou o meu curso de Shiatsu.

http://www.shiatsu-bienetre.fr/shiatsu%20033.jpg

Shiatsu significa pressão dos dedos. É uma técnica de massagem terapêutica baseada na medicina chinesa e na regulação da energia (ki) através do nosso corpo. Envolve pressionar o corpo com os dedos, as palmas das mãos, os cotovelos, os joelhos, as pernas etc. Hoje fiquei das 9h às 17h aprendendo alguns princípios e possibilidades do Shiatsu e posso me dizer apaixonado. Amanhã tem mais e depois ainda haverão mais três fins de semana, um por mês.

Não é nenhuma cura mágica, nenhum poder sobrenatural de agir sobre o corpo dos outros. Não vou pressionar nenhum ponto que cure o câncer. Ainda assim, envolve uma filosofia de cuidar de si e do outro e de atentar a quem está na nossa frente que dialoga muito o que tenho pensado recentemente. Ando refletindo sobre a possibilidade de estudar psicologia e, dentro de alguns anos, atuar em clínica. Penso, com esse meu apreço por filosofia oriental, que poderia trabalhar com alguma linha da psicologia que não se prendesse unicamente na fala, mas que respeitasse e envolvesse também o corpo.

Em meio a isso tudo, ficou uma dúvida na minha cabeça: existe uma linha da psicologia que trabalhe também com o corpo?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...