sábado, agosto 31, 2013

Gente preconceituosa que diz que não tem preconceito

Hoje mais uma notícia de gente preconceituosa dizendo que não tem preconceito. É a boa e velha hipocrisia mandando abraços. Talvez o significado de preconceito e/ou de discriminação não estejam claros, então vamos lembrar: sempre que reduzimos uma pessoa, ou seja, uma constelação de pensamentos e comportamentos, a uma característica, isso é preconceito.

"Dirige mal? É mulher.". Preconceito.
"Ladrão é tudo negro". Preconceito.
"Viado é promíscuo". Preconceito.

Existem também versões menos óbvias. "Tinha que ser preto" (não sei onde isso não é óbvio, mas se a pessoa se formando em Publicidade não percebeu, deve ser difícil mesmo... Ops, fui preconceituoso porque reduzi a moça à sua má formação). "Ele é gay, então se veste melhor", "nós mulheres somos mais sentimentais". Ah, o mais recente exemplo do preconceito discreto é "tem cara de empregada doméstica (porque é negra)".

Aí junto com esses absurdos vêm as provas indiscutíveis que não são racistas, sexistas, homofóbicos, transfóbicos etc. São ótimas:
"Eu tenho um amigo _____".
"Eu dancei com um _____ no sábado passado".
"Eu nunca bati em _____" (esse geralmente não vale pra machistas, pq no geral já agrediram alguém).
(preenche o _____ com o que quiser: preto, índio, gay, travesti etc.)

Eu já disse e digo de novo: não tenho nada contra gente preconceituosa. OK, isso é uma mentira, eu tenho sim. Acho gente preconceituosa o fim da picada, mas hei, eu tenho amigos preconceituosos! No fim das contas, o que me importa é a pessoa assumir suas posições. Por favor, não dê discurso de "eu não fiz por mal". Fez sim, foi cretino e pronto. Não é socialmente bonitinho, mas pelo menos é honesto. Pior é preconceituoso E hipócrita.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...