quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Aluno é tudo igual?

Dizem que aluno é tudo igual. E professor, quando volta a ser aluno, age do jeitinho que detesta. É, aquela coisa de não se manifestar muito, de sentar no fundo e de fazer cara de sono. Ou de ficar no celular o tempo inteiro e nem olhar pra frente. Eu sei porque fiz tudo isso semana passada.

Daí estava eu chateado, ontem, com duas turmas na faculdade. Uma, a minha, porque de 20-30 alunos, só seis compareceram. Sete, mas uma ficou do lado de fora durante o tempo inteiro. Na outra turma, dos 10-15 que a compõem, só dois (e depois cinco) estavam na sala. Certo, eu sei que "é assim", pois é semana antes do carnaval, então ninguém vem, todo mundo está viajando etc. Tá, mas peraí... É assim? Como eu tento ensinar aos meus alunos de Metodologia Científica: não basta pensar "é isso", temos que refletir sobre "por que é isso". A gente acostuma a abraçar algumas ideias e a não questioná-las, a simplesmente seguir o fluxo. O grande problema disso, bem sabemos, é que nada muda.

Então me pego pensando: estou louco para fazer um teste de nivelamento para estudar Francês. Estou realmente empolgado, quero ir lá e ouvir de novo aquelas palavras em língua enrolada e sofrer para enrolar a língua junto. Qual a diferença? Acho que é o tesão. Eu realmente quero estudar, acho que um novo idioma será algo de valor na minha vida. (Mesmo assim, não sei se não serei um típico aluno quando as aulas começarem. Os próximos meses dirão.)

Pensando sobre meus tempos de estudante, especialmente os de graduação, lembro que muitas vezes eu não dava a mínima para o que era ensinado, mesmo em disciplinas que hoje se revelaram muito importantes (e faz o quê, quatro anos que eu saí da faculdade?). Isso me preocupa. Será que há algo que eu, professor, possa fazer para estimular o tesão nos alunos? Ou será que tudo que eu posso fazer é, semana após semana, me esforçar para de vez em quando ver um brilho de olho aqui, outro acolá, sem nunca realmente estabelecer uma troca no nível de excitação que eu imagino ser o mais produtivo?

Não sei. Eu quero engajar, não entreter. Como lidar?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...