quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Objetivos são importantes

Por que você faz o que faz? Entre as coisas que eu faço está ser professor, e escolhi isso para mudar vidas. É, simples assim, mas também complexo que dói. Hoje de manhã, lendo o Cem Homens, fui lembrado do quanto é importante pensar sobre o que sentimos e vivemos. Reavaliar nossos objetivos, os caminhos que temos tomado para chegar até eles.

Até a formatura do mestrado, eu sempre tive objetivos mais ou menos claros. Em alguns momentos, turbulência. Depois da graduação? Desespero. Aos poucos tudo se ajeitava de novo e eu retomava o rumo. Depois do mestrado, porém, desisti dos meus planos acadêmicos imediatos e me lancei à aventura de dar aulas. O objetivo? Já disse, mudar vidas. Tá, mas mudar vidas... como? E ainda mais importante: a minha vida não precisa mais mudar?

Minha vida está ótima do jeito que está. Entretanto, eu sei que posso mais e quero mais. Hoje assisti à fala de um professor que tem uma longa carreira de vida profissional na área da comunicação. Eu fiquei inspirado. É isso que quero pra mim: eu quero inspirar. E eu quero fazer isso através das palavras: lecionando e, principalmente, escrevendo.

Objetivo para 2013: escrever mais, ler mais, afetar e ser afetado mais.

Um comentário:

Lorena disse...

Oi Tales,

vi um comentário seu lá no blog da Lola (eu leio sempre, comento às vezes, leio os comentários relevantes sempre que posso) e resolvi vir conhecer seu blog. Me identifiquei tanto, tanto com este post... Eu tô assim, no momento. Depois do Mestrado, tb decidi dar um tempo da vida acadêmica, e foi a melhor coisa que eu fiz, pq eu pude finalmente compreender o que eu quero fazer POR MIM, e não pra seguir o fluxo da maré. E o que eu quero mesmo é lecionar, exatamente, como você diz, para mudar vidas. É como eu acho que posso contribuir para o mundo, e é o que amo fazer. Mas não é o que faço ainda, por não ter conseguido emprego na área. Quero mto, procuro, mas parece uma área tão dificil de entrar... (pelo menos na minha área - Ciências Biológicas - e na minha cidade - BH). Ainda assim, sonho com o momento em que eu vou "tentar" inspirar, como tantas vezes fui inspirada por meus professores.

Boa sorte na busca, espero que vc consiga alcançar seus objetivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...