terça-feira, março 06, 2012

Palavras impróprias

"Atenção: a exposição Sanja Ivekovic: doce violência contém linguagem que pode não ser apropriada para alguns espectadores.

No MoMA, vi esta placa e fui atacado pelo pensamento: o que torna uma palavra apropriada para um determinado contexto? Nós sabemos, desde sempre, que devemos tratar os mais velhos com respeito, que homens não entram em banheiros femininos e que as coisas são como são para manter a ordem social. Mas... o que isso significa?

A referência da placa foi a, provavelmente, relatos de mulheres violentadas por homens, tanto fisicamente quanto moral ou sexualmente. É a violência que pode não ser apropriada? Ora, óbvio? Não consigo imaginar o quanto essa mesma placa não seria importante em momentos de agressão não apenas contra a mulher, mas de todas as formas: guerras, uso excessivo de força policial etc.

Talvez as palavras na placa devessem ser trocadas por algo como "Atenção, a exposição contém linguagem que pode te tirar da zona de conforto e fazer pensar um pouco sobre as violências que tu normalmente ignora, mas que acontecem mesmo assim".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...