segunda-feira, janeiro 30, 2012

Viajando por aí


Domingo saímos viajando de Columbus a Cincinnati. Entre as descobertas da viagem, o fato de que o museu de Cincinnati está com uma exposição de Nick Cave e suas soundsuits. Essas roupas compostas por materiais diversos, algumas inclusive de cabelo humano, fazem barulhos ao se movimentar e, por isso, têm esse nome. Curiosamente, o artista é amigo do professor que está me recebendo aqui, o que me levou a conhecê-lo de antemão. Fomos parar no museu completamente por acaso, provando uma vez mais que o mundo é curiosamente caótico.

Ainda em Cincinnati, na verdade antes do museu, passamos numa galeria de arte, na qual a moça que recepcionava os visitantes ficou espantada com minha nacionalidade. Como vocês podem ver, eu sou loiro, olho azul, pele clara. Ela ficou completamente sem jeito quando percebeu que para explicar a razão de estar tão surpresa precisaria dar nome ao seu preconceito. "You are not the image of the Brazilian we have... you know? With... darker skin". Eu achei engraçado, confesso. Já tem algum tempo que minha nacionalidade ser o meu marcador de identidade tem me incomodado, mas não é de hoje que preciso lidar com isso. Quando me mudei para Goiânia, passei a ser o gaúcho. Em Porto Alegre, eu era o estudante que morava longe. Seria ingenuidade pensar que o lugar de onde viemos não fala sobre quem nós somos ou, mais especificamente, sobre o que as pessoas pensarão acerca de nós.

Essa é a parte boa de viajar por aí: a gente vai aprendendo e, ao mesmo tempo, ensinando. Acho que recuperei meu desejo de ser professor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...